Bem vindo Visitante, você pode logar ou criar uma conta
  Carrinho de compras 0 item - R$0,00

MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO EM TIRADENTES: UM DELEITE PARA SENTIDOS


Dia 13 de Junho é feriado na histórica Tiradentes, dia de seu padroeiro, dia de Santo Antônio, famoso Santo Casamenteiro.

Precisei escrever esse texto em primeira pessoa! Falar de sentidos e sensações na forma impessoal seria impossível para descrever tamanha grandiosidade. A Matriz de Santo Antônio em Tiradentes, Minas Gerais, é um raríssimo monumento histórico que me fascina todas as vezes que tenho a oportunidade de estar lá. Fico imaginando o turista que, já encantado pelo clima da acolhedora cidade, chega entra na Matriz primeira vez e se depara com tanta beleza e magnitude. Por esses dias estive lá mais uma vez, apenas a passeio. Mas várias ocasiões já me conduziram até esta Igreja: casamentos, crismas, enterros e eu que nada tenho de religiosa, não perco a oportunidade de me impressionar com rara beleza.

A imponência da Matriz já é percebida de longe, seja de carro ou a pé, andando pelas ruas laterais ou pela subida em frente o monumento logo somos surpreendidos pela sua grandeza e avistamos uma torre ou o adro imponente e muito espaçoso. A Igreja Matriz é linda, um templo religioso para orações e reflexões, um cartão postal permanente e uma inspiração para qualquer um que a veja a olhos nus.

Uma das coisas que sempre me aguça o sentido é o cheiro. O cheiro da Matriz é peculiar, é velho, é antigo, é forte e já costumo senti-lo a alguns metros da porta aberta. Nesse momento, já me deixo levar para uma viagem no tempo e cruzo os umbrais desse templo tão suntuoso.

Sobre o seu interior não tenho palavras para descrever. Ao visitá-la, recebi um folheto com algumas informações históricas importantes para o entendimento dos principais espaços e objetos da Igreja. Sabe aquela sensação de assombro e ao mesmo tempo curiosidade e encantamento, lá dentro é assim que me sinto: quero ver tudo e tudo é maravilhoso! Sei que há uma programação semanal de concertos no órgão da Igreja, e fiquei curiosa para assistir, seria uma experiência nova e incomum.

Após o transe e chegada a hora de sair de dentro da Igreja é possível aproveitar seu entorno. Acredito que a maioria, como eu, se encante com a vista da Serra de São José e aproveite para fazer algumas fotos para lembranças e postagens. Nas laterais da Matriz o espaço é ocupado pelo cemitério.

A história da cidade de Tiradentes e especificamente da Matriz de Santo Antônio é muito rica e pode ser encontrada em diversos sites numa rápida pesquisa na web. O que você não vai encontrar na pesquisa é o prazer de visitar essa Igreja e registrar cada momento na memória. Para os devotos, a oportunidade de ajoelhar-se em seus bancos e praticar sua fé é um privilégio e não será sentido igualmente em outro lugar.

NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

  (32) 3440-0550
  contato@moveisdasgerais.com.br
  Av. Ministro Gabriel Passos, s/n - Candonga - Tiradentes MG
2018 - Móveis das Gerais - Todos os direitos reservados | CNPJ: 30.638.107/0001-20 - ROGGER EDSON CAMPOS
(32) 99833-2815